Notícias

Investimento em TI acentua fiscalização de tributos em Aparecida de Goiânia

 

Software de gestão garante aumento na receita de prefeituras com acirramento da fiscalização


 A prefeitura de Aparecida de Goiânia investiu na implantação do módulo de arrecadação da Prodata, empresa de softwares de gestão. O programa tem o intuito de gerenciar o recolhimento de tributos no município e possibilita uma fiscalização mais rigorosa e o aumento da receita.

Esse módulo permite a completa administração de qualquer tributo cobrado pelo município e emite relatórios e documentos completos sobre a arrecadação municipal. O sistema permite maior controle das fiscalizações, uma vez que acompanha a movimentação de cada contribuinte. A partir disso, constrói um banco de dados completo com informações sobre tributários, contadores, atividades econômicas e imóveis.

Ana Paula Vilela, coordenadora de tributos mobiliários de Aparecida de Goiânia, conta que antes da implementação a fiscalização externa acontecia de forma aleatória e sem planejamento. Com o programa, o fiscal já sai para a inspeção com um relatório de contribuintes que possuem indícios de irregularidade - queda de receita ou do recolhimento. Essa vantagem garante uma redução nos custos operacionais da prefeitura.

O software, que também foi desenvolvido para ser acessado por dispositivo mobile, permite que os fiscais acessem, de qualquer lugar com internet, a dados e informações do programa. "Já aconteceu casos em que o volume de documentos a serem analisados era muito grande e a fiscalização aconteceu na própria empresa com o auxílio do notebook e o acesso ao sistema através do serviço mobile disponibilizado pela Prodata", afirma Vilela.

Além disso, o investimento em Tecnologia da Informação (TI) proporciona a modernização de processos e a otimização do tempo. O cálculo das guias de fiscalização de ISS (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) que antes demandava tempo - mais de dois meses - e uma grande equipe, além do uso de uma calculadora comum, hoje é realizado pelo sistema em apenas uma semana. As fichas de IPTU que eram controladas por meio de arquivo físico, passaram a ser disponibilizadas na web. 

"O investimento em um software de gestão tornou o acesso as informações algo bem prático e fácil, trazendo benefícios e retornos concretos para a realidade da prefeitura", comenta Vilela.

 

Tags: Investimento, TI, Prodata, Aparecida de Goiânia

Home Notícias Investimento em TI acentua fiscalização de tributos em Aparecida de Goiânia