Notícias

Atendimento da UPA de Senador Canedo se destaca pela qualidade

 

Com o uso de software de gestão a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Senador Canedo tem se tornado referência em assistência médica

 Em busca de um atendimento eficiente e de qualidade a Unidade de Pronto Atendimento de Senador Canedo (UPA), implantou há um ano, o Sistema de Gestão Estratégica da Prodata, empresa de software de gestão. O software de gestão estratégica vem aumentado à quantidade e a qualidade dos atendimentos na unidade de saúde.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003. Elas funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências. Com isso, ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, pois 97% dos casos são solucionados na própria unidade. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raios-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.

Antes da implantação do sistema na unidade, o processo de atendimento era burocrático e demorado. As duas maiores deficiências da UPA, era que todo o registro documental do paciente fosse feito manualmente. Assim, muitos desses papéis se perdiam por não ter um arquivo próprio e organizado. Com o software de gestão foi possível fazer a ficha de cadastro do paciente, além da classificação de risco de maneira rápida. Com essa facilidade, a UPA deixou de gastar cerca de 5 minutos com a admissão de cada paciente.

De acordo com o diretor administrativo da UPA, Fernando Pelozo, o sistema integrado de gestão estratégica da Prodata atendeu as necessidades da unidade e foi fator primordial para que a UPA, com o seu atendimento dinâmico e ágil, atenda mais de 300 pacientes por dia, chegando até 500 pessoas em alguns dias da semana.

Com a utilização do prontuário eletrônico, do novo software, o arquivo físico de fichas sumiu. Agora, é possível ter acesso aos documentos sobre o paciente com controle e organização. O paciente registra a chegada na recepção e aguarda, em média oito minutos, para ser encaminhado para triagem. Todas as informações são lançadas no prontuário, que será utilizado pelo médico para obter informações de cada paciente. O atendimento laboratorial também foi informatizado. O médico solicita pelo próprio sistema os exames que o paciente deve fazer. 


Tags: Prodata, Software, Gestão Estratégica, UPA, Senador Canedo

Home Notícias Atendimento da UPA de Senador Canedo se destaca pela qualidade